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Bem vindo ao nosso fórum, feito para todos os fans deste incrível console que superou os rivais da mesma geração em hardware e software e ainda salvou a indústria após o Crash de 1983.
Vice: Project Doom é um jogo de videogame lançado pela Sammy Corporation em 1991. Com uma história intrigante, enredo bem formulado e boa jogabilidade, o jogo é um dos mais famosos da plataforma NES e criou uma legião de fãs em todo o mundo. Jogo semelhante ao Ninja Gaiden e Spy Hunter. O jogo possui cutscenes para todas as passagens de fases e quase todas sub-fases. Conta também com uma trilha sonora elaborada. No Japão, o jogo foi lançado com o nome Gun-Dec.
Um bando pequeno de alienígenas pousou na terra há alguns séculos. O meio-ambiente da terra era hostil para eles, mesmo com todas as propriedades sobre-humanas que possuíam. Por isso, produziram um Gel verde-neon (chamado de "Gel") que os supria. No esforço de se misturar com a raça humana, começaram a produzir clones. Depois de séculos passados, surge a Beda Corporation. Esta empresa produz e distribui produtos tecnológicos, mas por trás disso também é a responsável pela manutenção da vida da raça alienígena na terra. O "Gel" causa diferentes efeitos em humanos. Qdo usado, pode tornar um humano mais forte, e também ocasionar algumas mutações. Com isso, o gel é procurado pelas pessoas mais ricas do mundo. A Beda Corporation então começa a produzir o gel para lucro, mas mesmo com todos os efeitos, prova-se que é letal para usuários humanos. Autoridades da cidade "Vice" então mandam o oficial Quinn Hart e seu parceiro-detetive Reese procurar os fornecedores e produtores do gel misterioso. Durante as investigações, Reese desaparece. Seu corpo não foi encontrado e então é dado como morto. Agora, Quinn Hart, com sua equipe, precisa desvendar os mistérios do gel e continuar com sua investigação.
Personagens Principais
Quinn Hart
Oficial de Vice. Atua na área por alguns anos, e sua experiência e sucesso nas missões lhe dão o credito de "super-humano" pelos outros oficiais.
Christy
A mais esperta oficial de Vice. Trabalhou com Hart e Reese em várias investigações anteriores. Ela é o alicerce de Hart, visto que este a ama secretamente.
sophia
Investigadora especial, é conhecida pela sua facilidade de localizar pessoas ligadas aos crimes. É associada à Sophia e aparece nos lugares mais inesperados.
Damian Hawke
Um inteligente e rico empresario de sucesso, controla as produções e ações da Beda Corporation há algum tempo. Está por trás da produção do gel misterioso.
Seguindo a fórmula estabelecida em Ninja Gaiden, Vice é também um jogo de ação lateral com plataformas, mas existem estágios onde o personagem usa seu carro e a visão passa a ser superior. O gameplay então se torna uma espécie de shooter meio maluco com obstáculos diversos na pista, uma boa quebra da regra geral deste estilo de jogo. Existem ainda fases de tiro em primeira pessoa, onde se controla uma mira, não muito diferente de arcades antigos, tais como Operation Wolf e Mechanized Attack.
O controle nas fases com o carro é basicamente o mesmo de shooters superiores, mas sem o botão da “bomba salva-vidas”, que foi substituído pelo seletor das 3 marchas ( servem como as diferentes velocidades de controle que uma nave do estilo de jogo mencionado possui, já que o carro acelera sozinho). Já nas fases em primeira pessoa com a mira, um botão atira e outro fazem Hart jogar granadas. O controle nestas fases não é ruim, mas existem alguns slowdowns nas seções com o carro, devido ao limite de objetos na tela do Nes e, quando em primeira pessoa, a mira é um pouco lenta para o meu gosto, fora isso, tudo funciona muito bem.
Vice: Project Doom possui três formas de jogabilidade diferentes.
1. Modo Arcade
No modo de jogo arcade (duas fases), a movimentação de tela é em scroll vertical, onde controlas um carro armado. A pista é limitada, e se o carro atingir o limite da mesma, a barra de energia do jogador diminui. No final dessas fases, o jogador enfrenta um chefe (Boss), que possui sua própria barra de energia. Neste modo: Botão A = Mudança de marcha do carro (entre 1, 2 e 3) Botão B = Aciona arma de tiros Botão Start = Pausa Botão Select = Nulo D-Pad = Movimentação do carro em 4 direções - cima (aceleração), baixo (frenagem), direita, esquerda
2. Modo Plataforma
No modo em plataforma, a movimentação de tela é em scroll vertical, onde controlas o personagem em visão lateral. O jogador encontra plataformas maciças, quebradiças, eletrocutadas e "blocos do infinito" (buracos). Para destruir os alvos, o jogador conta com 3 armas diferentes. As fases, na maioria das vezes, são compreendidas em 3 partes diferentes, sendo que na última acontece o confronto com o chefe (Boss) da fase. Neste modo: Botão A = Pulo Botão B = Utiliza arma selecionada Botão Start = Pausa Botão Select = Escolha de arma D-Pad = Movimentação do personagem em 3 direções - direita, esquerda, baixo (abaixar). O personagem também anda agaichado
3. Modo First Person Shooter
No modo First Person Shooter, a movimentação de tela é em scroll horizontal. O controle é em primeira pessoa, ou seja, o personagem é invisível e o jogador controla uma mira, como se este fosse o mesmo observador do personagem. Nestas fases, é possível optar por duas armas diferentes. Botão A = Aciona Magnum .44 Botão B = Aciona granadas Botão Start = Pausa Botão Select = Nulo D-Pad = Movimentação da mira em 4 direções - cima, baixo, direita e esquerda
Armas
O jogador inicia o jogo com as armas. As armas variam conforme o modo de jogo: Arcade: -Balas: infinitas balas são atiradas nos inimigos no modo arcade. Plataforma: -Katana (JP) ou Chicote Laser (US): Arma de pequeno alcance. Infinito uso e super-efetiva contra os chefes. Arma de utilização rápida (principalmente se tiver um controle "turbo") É a arma principal do jogo, e se o jogador for experiente, pode utilizá-la 100% do jogo, sem fazer o uso das outras armas neste modo. -Magnun .44: Arma de médio alcance e pouco efetiva contra mestres. Pode ser a arma menos usada neste modo de jogo. Jogadores experientes guardam munição desta arma para o modo de primeira pessoa. O uso limitado e recarregada a base de itens. -Granadas: Arma de longo e excelente alcance, serve para destruir inimigos em lugares dificeis, e geralmente causa danos grandes em chefes. O uso também é limitado e recarregado a base de itens. First Person Shooter: -Magnun .44: Arma de utilização rápida. Adquie-se recarga matando inimigos. Efetiva para inimigos próximos da tela e errantes. -Granadas: Arma de destruição em massa. Pode destruir até 5 inimigos de uma só vez (dependendo do lugar que é usada). pode ser rapidamente utilizada também. Adquie-se recarga matando inimigos.
Itens
Os itens geralmente são adquiridos destruindo inimigos e/ou obstáculos (modo Arcade). São itens:
-Moedas: Com 100 moedas ganha-se uma vida. -Carne: pegando este item, restaura-se 10 unidades de energia -Garrafa: pegando este item, restaura-se 2 unidades de energia -Granadas(G): pegando este item, ganha-se 5 granadas extras -Balas (B): pegando este item, ganha-se 5 granadas extras.
O que quase ninguém sabe, é que Vice não foi desenvolvido pela Sammy, mas pela Aicom (a primeira só o distribuiu), por sinal, a mesma empresa que futuramente faria o excelente shooter para Neo-Geo chamado Pulstar (com uma abertura simples mas show de bola, aproveitando a deixa). Na verdade para quem acompanhou os jogos anteriores da Sammy no Nes, essa diferença de empresas fica bastante clara, pois o título é anos-luz superior aos que foram realmente desenvolvidos por ela.
Como era costume da Konami copiar astros de cinema nas capas de seus jogos, A Aicom (ou talvez a Sammy mesmo) mandou alguém desenhar um sósia de Bruce Willys, apontando uma arma para alguém e fazendo cara de quem está prestes a sentir em primeira mão os efeitos de um desarranjo intestinal poderoso. Hilária a capa da versão japonesa… Gostaria de ter conhecido o “artista” responsável e pedir um autógrafo no cartucho.
Mas pior ainda é a capa da versão americana… Nesta, o detetive Hart foi desenhado como sendo o ator Martin Kove (o mestre dos Cobra Kai, John Kreese, no filme Karate Kid), aparecendo com a camisa meio detonada. Já a mulher que aparece abraçada com ele, aparentemente foi inspirada na musa asiática oitentista/noventista, Tia Carrere. Os dois “astros” posam em um cenário com vigas de metal, eletricidade e fumaça, na tentativa de passar a impressão de ação e emoções fortes (não diferente dos cartazes dos filmes da época). Clássico instantâneo, juntamente com a capa americana do Megaman original (que rendeu até uma versão tosca do personagem no recente Street Fighter x Tekken).
Houve também um fato curioso em relação a este jogo: a Sammy americana processou a ID Software alegando que várias idéias de Vice foram copiadas descaradamente em Doom, mais precisamente os elementos de terceira pessoa, uma arma chamada BFG (que em vice se chama Bio Forge Gun) e algumas similaridades na história. Quem jogou Doom sabe que os jogos não têm absolutamente nada em comum e o processo eventualmente foi cancelado.
Há um enredo em execução no vice: Doom Projeto que é apresentado por breves inter-nível cutscenes. Não é a trama mais interessante de todos os tempos, mas isso não lançar mistério o suficiente para que o jogador quer continuar para descobrir o que acontece no final, e há um toque interessante o suficiente, no final, mesmo que isso ainda deixa uma larga faixa de perguntas abertas quando tudo estiver terminado. A história é essencialmente molho, mas é um pouco mais envolvente do que o seu título de ação padrão, e faz bom uso da configuração ambígua de "em um futuro não muito distante." É bom para dar o nosso herói dimensão um pouco mais de seu padrão humanóide pixelizada, eo jogo não bater-lhe na cabeça com a história também. As cenas são um bônus agradável para um pacote abrangente, mas a ação é o motor principal factor de vice , e proporciona intensidade tanto quanto os pequenos podem reunir NES (que muitas vezes é uma quantidade surpreendentemente alta).