Os arquivos de áudio no sistema do NES seguem o formato NSF (sigla para NES Sound Format). Esse formato foi originalmente criado para rodar em Hardware específico, chamado de HardNES, o interpretador de áudio do NES. Com capacidade e performance limitadas e tamanho máximo de arquivo de 128 KB.
O formato NSF suporta 5 canais de áudio. Sendo três sonoros reais: 2 quadráticos (square) e 1 triangular (triangle), um canal de rúído (noise) e um delta usado para modulação e conversão (DMC). Pode não significar muito para a maioria, mas representam as limitadas variações de ondas sonoras nos arquivos de áudio.
Alguns componentes e chips de expansão compatíveis com NSF foram utilizados em alguns jogos para atender as necessidades sonoras específicas para aquele jogo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Os cartuchos do Famicom, a versão japonesa do console, possuiam dois pinos extras em sua carcaça que foram criados para promover o uso desses chips externos. Esses pinos, estando acoplados ao cartucho, eram utilizados para garantir melhorias sonoras para os jogos.
Porém, na fabricação do NES, o console americano, o suporte a esses pinos foi removido da entrada do cartucho e movidos para a porta de expansão do console. Dessa maneira, jogos americanos não podiam aproveitar-se dessa melhoria que o cartucho sozinho oferecia e muitas localizações de jogos foram afetadas apresentando uma qualidade sonora inferior aos seus respectivos japoneses. Um exemplo de caso é o Castlevania III: Dracula's Curse, que na versão japonesa utilizou-se do chip VRC VI pela Konami e na versão americana teve que ter o áudio praticamente remodelado e com resultado inferior.
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